Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Notícia

Horário de Verão possibilita economia de energia elétrica

Começou às 00h da última madrugada de sábado para domingo, 18 de outubro, mais uma edição do Horário Brasileiro de Verão. Até 21 de fevereiro de 2016, moradores de estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste devem adiantar os seus relógios em uma hora.

Em alguns lugares do Brasil, durante a primavera e o verão, os dias duram mais que as noites. Com a chegada do Horário de Verão, adiantar os ponteiros dos relógios possibilita aproveitar ainda mais a luz natural, o que gera redução no consumo de energia elétrica. Principalmente entre às 18h e 21h, caracterizado como o horário de pico.

Segundo a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, o Horário de Verão permite a redução média de 4 a 5% no consumo de energia entre os meses de aplicação. Além disso, com a não sobrecarga de fornecimento, as empresas que operam a base de sistemas elétricos podem prestar um serviço de mais qualidade aos seus clientes. Para os consumidores, a água conservada nas hidrelétricas evita a necessidade de uso das termelétricas, o que, futuramente, pode evitar ajustes tarifários.

Independente da mudança de horário e a possibilidade de economia de energia, vale lembrar que a bandeira tarifária pode continuar vermelha, por conta dos últimos acontecimentos no setor. Com a aproximação das altas temperaturas é imprescindível se atentar à utilização de ares condicionados, ventiladores, climatizadores de ar e geladeiras para evitar o desperdício e o alto gasto de energia elétrica.

Compartilhe nas redes sociais