Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Geração

​​​​​​​​Energisa Geração

Energisa Distribuidora

Energisa Geração é responsável por desenvolver e gerenciar a construção, operação e manutenção de empreendimentos de energia do Grupo a partir de fontes limpas e renováveis. Ao longo de sua história, a empresa especializou-se na implantação e operação de projetos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), usinas de baixo impacto ambiental e alta tecnologia. Mais recentemente, expandiu o seu portfólio e passou a atuar também no mercado de eólicas e cogeração a partir de biomassa, além de investir em estudos para a construção de usinas de energia solar. A primeira experiência de construção de uma hidrelétrica pelo Grupo Energisa ocorreu em 1906, no então distrito de Leopoldina (MG), com o lançamento da pedra fundamental da Usina Mauricio, que entrou em funcionamento dois anos depois. Desde então, 25 PCHs e uma usina termelétrica a gás natural (a UTE Juiz de Fora) foram construídas pela Energisa. Embora esteja passando por processo de alienação, a empresa constituiu nos últimos 4 anos uma capacidade instalada de 357 MW, sendo uma UHE (120 MW), cinco PCHs (43 MW), cinco eólicas (150 MW) e duas cogerações a biomassa de cana (60 MW, em fase de expansão para 175 MW).

Na carteira de projetos, a e
mpresa desenvolve estudos de PCHs, Eólicas e solares destacando-se ainda oportunidades de estudos para implantação de usinas a biomassa de origem vegetal e animal (agronegócios) que resulte em aproveitamento de biogás (seja oriunda biomassa vegetal ou animal, de agronegócios).

Quando optou por investir em PCHs, o Grupo Energisa levou em conta as características sustentáveis dos empreendimentos. Além disso, suas próprias construções são alinhadas ao desenvolvimento sustentável, com ganhos socioambientais para os municípios envolvidos. Entre eles, a geração de emprego, melhoria de infraestrutura e benefícios ao comércio local. A Energisa Geração vem realizando há alguns anos medições solarimétricas e desenvolvendo projetos de geração solar no interior da Paraíba. A empresa acredita no potencial e aposta na inserção desta fonte, em breve, na 
matriz energética do país, embora as tarifas de viabilização ainda não sejam atrativos. 

Os estudos para implantação de projetos continuarão a ser desenvolvidos 
de forma estruturada e visando viabilização para implantação, em especial dos projetos existentes em carteira, dentre os quais estão mais de 400MW considerando Eólicas, PCH e Solar. 

Com foco em energias renováveis e reconhecida capacidade de entrega de projetos de geração, a Energisa Geração é uma empresa que se destaca em seu segmento de atuação por reunir qualificações como desenvolvedora de portfólio e como equipe experiente de engenharia e de estudos ambientais e fundiários. Além disso, possui reconhecida capacidade de estruturação financeira e contratual de projetos de geração e processos maduros de gestão da implementação de projetos de geração, com experiência comprovada 
em inúmeros casos de sucesso. Somam-se ainda sua expertise em gerenciamento dos riscos de comercialização de energia e gestão da terceirização da operação, manutenção das plantas geradoras, entre outras qualificações que lhe permitem ampliar suas atividades e colaborar para os planos de crescimento do Grupo.

Ir para o site