Meio Ambiente
A preservação do meio ambiente sempre foi uma das grandes preocupações das empresas do Grupo Energisa, que tem um compromisso permanente de convivência harmoniosa com os recursos naturais, pensando sempre no desenvolvimento do País e no conforto dos clientes através de ações sustentáveis e responsáveis ambientalmente. Todas as subsidiárias tratam os impactos sociais e ambientais de seus serviços e instalações, através de programas e práticas que evidenciam a sua preocupação e responsabilidade para com o meio ambiente.
Em 2009, o Grupo Energisa implantou, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Sistema de Gestão de Meio Ambiente, Aspectos Sociais, Saúde e Segurança do Trabalho (SGMAAS). Com ele, todas as empresas do Grupo Energisa, em conjunto com os colaboradores, fornecedores e prestadores de serviços passaram a adotar ações que busquem sempre a preservação ambiental e a melhoria constante da qualidade de vida em todas as atividades.
Os investimentos em geração são focados em fontes renováveis como
eólica, solar, biomassa e hidroelétrica, esta somente através de PCHs (Pequenas Centrais Hidrelétricas), cujos impactos ambientais são reduzidos. Os empreendimentos de geração do Grupo Energisa são realizados com todos os cuidados ambientais necessários, alinhados a um desenvolvimento sustentável. Ciente de que a implantação de uma usina pode acarretar mudanças e interferências no meio ambiente, a empresa investe em ações que minimizem os possíveis impactos ambientais.
Política de Meio Ambiente, Saúde e Segurança
As empresas do Grupo Energisa, em suas atividades de geração, distribuição, comercialização e soluções em energia elétrica, têm como política a busca constante na melhoria do desempenho de seus produtos e serviços, considerando aspectos qualitativos, econômicos, ambientais e de saúde e segurança, assegurando desta forma o desenvolvimento sustentável. Para tanto, são observados os seguintes princípios:
- Cumprimento da legislação ambiental e de saúde e segurança do trabalho, assim como de outros requisitos legais aplicáveis.
- Estímulo à educação ambiental, prevenção de acidentes e doenças ocupacionais e otimização da qualidade de vida dos colaboradores, fornecedores e da comunidade.
- Utilização dos recursos naturais de forma racional e sustentável.
- Incentivo à pesquisa com vista à adoção de práticas que promovam a proteção ao meio ambiente, a segurança e a saúde dos colaboradores e de terceiros.
- Atuar junto aos fornecedores e prestadores de serviços no sentido de orientar e monitorar suas atividades, de forma a assegurar a sua regularidade ambiental, de saúde e segurança.
- Compromisso com a melhoria contínua da qualidade de seus processos, produtos e serviços, de forma sustentável.
- Mudança comportamental diante das questões ambientais.