Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Sobre o grupo

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​SOBRE O Grupo 

Um dos principais grupos privados do setor elétrico do Brasil, a Energisa é o 5°maior em distribuição de energia do país e destaca-se pela ousadia planejada, pela busca incessante da excelência e pelo crescimento contínuo e sustentável. Com atuação em 862 municípios e presença em todas as regiões do país, possui comprovada experiência em distribuição, transmissão e comercialização, além de oferecer serviços e soluções integradas para o mercado de energia elétrica.

Uma das primeiras empresas a abrir capital no Brasil, em 1905, a Energisa tem na distribuição de energia elétrica a base principal de um negócio que vem fazendo história há 114 anos. Em 2014, a companhia concluiu a aquisição de oito novas empresas distribuidoras, alcançando uma nova dimensão em um mercado cada dia mais exigente e seletivo.

Liderança
Na distribuição de energia elétrica, a Energisa atua por intermédio de 11 empresas situadas em: Minas Gerais, Sergipe, Paraíba, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo, Paraná, Rondônia e Acre, atendendo a 7,7 milhões de clientes, alcançando cerca de 20 milhões de pessoas. São elas: Energisa Minas Gerais (MG), Energisa Sergipe (SE), Energisa Paraíba (PB), Energisa Borborema (PB), Energisa Nova Friburgo(RJ), Energisa Mato Grosso (MT), Energisa Mato Grosso do Sul (MS), Energisa Tocantins (TO), Energisa Sul-Sudeste (São Paulo, Paraná e sul de Minas Gerais), Ceron (Rondônia) e Eletroacre (Acre).

Juntas, essas empresas correspondem a aproximadamente 2.034 milhões km² de área de concessão da distribuição, mais de 19,6 mil km de linhas de transmissão, cerca de 600,3 mil km de linhas de distribuição, 683 subestações, um total de 34.749,2 GWh de energia elétrica consumida e 19 mil colaboradores​ ​na força de trabalho, próprios e terceirizados.

Em 2019, o Grupo concluiu a aquisição de 87% do capital da Alsol Energias Renováveis S.A. por R$ 11,7 milhões. A empresa é especializada em geração distribuída, utiliza diferentes fontes renováveis e é pioneira no país em sistemas fotovoltaicos e armazenamento de energia. Atualmente conta com mais de 500 projetos em funcionamento: são cerca de 25 MWp de sistemas fotovoltaicos em operação e outros 15 MWp em implementação, além de 2,0 MW de biogás. A companhia está presente ainda em 12 estados brasileiros, gerando energia limpa e distribuída. Com a incorporação, o Grupo Energisa reforça sua presença na chamada energia 4.0, atuando no segmento de geração distribuída de energia, geração de energia por fontes renováveis, armazenamento de energia elétrica e monitoramento em tempo real de geração e consumo, além de eletrificação dos transportes.​