Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Notícia

Campanha da Abradee promove segurança com rede elétrica



"É aí que mora o perigo, eu me ligo na vida!”: o slogan da XIII edição da Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica traduz a forma como as distribuidoras de energia elétrica pretendem chamar a atenção da população para o tema, alertando para os riscos com a rede e os cuidados necessários no dia a dia. A campanha promovida pela Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) e as 41 distribuidoras associadas pretende focar as ações de conscientização nas principais causas de acidentes, buscando eliminá-los – considerando, inclusive, a elevação observada no último ano de aproximadamente 3% no número de ocorrências e de 5,8% nos acidentes fatais.

Este ano, a Semana Nacional de Segurança com Energia Elétrica realizada pelas concessionárias pretende alcançar toda a população brasileira. A campanha será lançada na semana de segurança, que ocorre entre os dias 5 e 11 de agosto de 2019, mas sua aplicação com as ações de conscientização para prevenção de acidentes será realizada ao longo de todo o ano pelas distribuidoras.

Durante a campanha, estas ações são articuladas pelas empresas em uma força-tarefa em suas áreas de concessão, com divulgação de informações nas contas de luz, palestras educativas em escolas e canteiros de obras e mapeamento de áreas com maior ocorrência de acidentes para ações específicas. Também são veiculados spots de rádio, anúncios na mídia, distribuição de cartilhas e folhetos explicativos com dicas de prevenção de acidentes. 

A Abradee reforça que, a cada ano, as distribuidoras investem R$ 16,1 bilhões em recursos de melhorias, segurança e modernização das redes elétricas, inserindo cada vez mais padrões construtivos com redes isoladas e protegidas, além de mecanismos mais acurados de proteção. Entretanto, a entidade destaca que além disso, é importante o envolvimento de toda a sociedade nas ações de conscientização para a prevenção dos acidentes, em especial de outros prestadores de serviços que fazem o uso compartilhado da infraestrutura das redes. Outros aspectos, como o crescimento desordenado das cidades, com desrespeito às normas urbanísticas, devem ser combatidos pelos governos e entidades de classe para reduzir os fatores que prejudicam o controle da segurança das redes elétricas

Principais dicas da campanha 

Antena de TV: ao instalar ou consertar antenas, cuidado com a rede elétrica. Escolha um lugar afastado dos fios, observando quando o tempo estiver bom, sem chuva. Caso a antena caia na fiação, nunca tente segurá-la ou recuperá-la. 

Poda de árvores: nunca faça poda de árvores que estiverem próximas ou em contato com a redes elétricas. Entre em contanto com a prefeitura de sua cidade e solicite o serviço. A poda de árvores é um serviço que deve ser realizado somente por profissionais preparados e qualificados.

Pipas: sempre empine pipas em locais abertos e afastados da rede elétrica. Jamais use fios metálicos ou cerol, e caso a pipa fique presa, não tente resgatá-la. Estas orientações devem ser reforçadas junto às crianças. 

Construção ou manutenção predial: ao construir ou reformar, mantenha uma distância segura da rede elétrica, principalmente ao movimentar materiais metálicos, como barras de ferro e arames. Consulte sempre um profissional capacitado para este tipo de serviço ou a sua distribuidora.

Ligação clandestina ("gato"): ligações da rede elétrica, somente pelo eletricista de sua distribuidora de energia. Furtar energia é muito perigoso. Além de ser um crime, provoca acidentes e coloca vidas em risco. 

Cabo energizado ao solo: Nunca toque em fios caídos na rua. Se encontrar um, entre em contato com a concessionária local para providenciar a remoção.

Manuseio de equipamentos agrícolas: Desvie os equipamentos dos estais (estirantes ou rabichos). Eles seguram os postes. Não corte nem mude os estais de lugar. Abaixe as barras do pulverizador ao passar debaixo dos fios. Evite parar a colheitadeira debaixo da rede elétrica. Não suba nela se estiver perto dos fios. Atenção ao regular o equipamento de irrigação nas áreas próximas a redes elétricas. Se o jato de água atingir os fios, pode ocorrer curto-circuito.

Compartilhe nas redes sociais