Comando para Ignorar Faixa de Opções
Ir para o conteúdo principal
Logon

Projeto Nossa Energia

​​​​​​​​​
  • ​​​​​​​​NOSSA ENERGIA

O Projeto Nossa Energia faz parte do Programa de Eficiência Energética regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e é realizado em comunidades de baixo poder aquisitivo dos estados em que atuamos: TO, PB, SE, RJ, MG, MT, MS, SP, PR, AC e RO. Com ele, levamos conscientização sobre o uso racional e seguro da energia elétrica, além de qualidade de vida, desenvolvimento e dicas de economia​ para pessoas de todas as regiões do país, gratuitamente.

A iniciativa promove palestras educativas, substitui lâmpadas antigas por modelos mais econômicos, cadastra clientes na Tarifa Social de Energia e realiza eventos culturais como meio de conscientizar as pessoas para uma mudança de hábitos. Em 2019, o Nossa Energia ampliou suas atividades: agora, também realiza a troca de geladeiras velhas por novas, reforma ou regulariza o padrão de entrada do cliente, presta consultoria para empreendedores e melhora o sistema de iluminação de instituições sem fins lucrativos. 

Confira abaixo o cronograma mensal em cada estado​:

Unidade​​Cronograma
Energisa Mato​​ Grosso​​​​
Energisa Mato Grosso do Sul
​​Energisa Sul-Sudeste
Energisa Tocantins
Energisa Paraíba
Energisa Borborema
Energisa Sergipe ​​
Energisa Nova Friburgo​​
Energisa Minas Gerais​​​​
Energisa Rondônia​​​​​​​​
Energisa Acre​​​​​​​​


Saiba mais sobre as atividades que acontecem em cada estado:



  • Ocorrem em TO, PB, SE, RJ, MG, MT, MS, SP, PR, AC e RO:

Palestra educativa

É uma atividade realizada em escolas públicas para crianças e jovens e em praça pública ou ruas de comunidades, para adultos, dentro do caminhão do projeto, que possui sala climatizada, vídeos e diversos experimentos. Nesse ambiente, os instrutores dão palestras sobre economia e segurança com a energia elétrica, trocam as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de led e entregam materiais educativos. 





Eventos culturais

Consistem em exibição de filmes e apresentação de peças teatrais e/ou grupos artísticos da região no palco do caminhão. Acontecem em praças públicas de comunidades no período da tarde e/ou noite e os eventos são divulgados durante as palestras educativas e em veículos de comunicação dos municípios.





Cadastramento na Tarifa Social

É uma atividade porta a porta na qual os agentes participantes cadastram os moradores das comunidades na Tarifa Social de Energia Elétrica, que dá desconto de até 65% na conta de luz. O benefício também inclui troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de led e entrega de material educativo. A visita é divulgada nos veículos de comunicação dos municípios: para participar, o cliente deve ser inscrito em projetos sociais do Governo Federal e estar com a conta de energia em dia.







  • Ocorre em PB, SE, MT, MS, AC e RO:

Entrega de Geladeira

Essa ação substitui gratuitamente as geladeiras velhas de moradores selecionados por aparelhos novos e mais eficientes. O projeto seleciona uma comunidade, divulga para a população o período e o local de inscrição para participar e, então, os agentes vão às cas​as dos clientes inscritos para avaliar o estado das geladeiras (carcaça, compartimento interno, motor, data de fabricação) e outras informações socioeconômicas. Os clientes selecionados são anunciados numa cerimônia em praça pública e, no dia seguinte, é feita a substituição dos eletrodomésticos antigos pelos novos.







  • Ocorre em TO, PB, SE, MT, MS, AC e RO:

Bem da Gente: consultoria para empreendedores/geração de renda

Atividade que promove a abertura de negócios formais ou a formalização de negócios existentes em comunidades selecionadas, incentivando a geração de renda e o desenvolvimento na região. Empreendedores da comunidade são convidados a se inscreverem no projeto e os selecionados são capacitados para desenvolverem um plano de negócios, captarem financiamento de bancos e abrirem seus negócios formalizados. A ação é realizada é parceria com outros órgãos.







  • Ocorre em TO, PB, SE, RJ, MG, MT, MS, SP e PR:

Eficiência Energética de Instituições Filantrópicas

Baseia-se na reforma da fiação e na substituição de lâmpadas e outros materiais e equipamentos elétricos de instituições sem fins lucrativos da região para aumentar a eficiência dos aparelhos, reduzir o consumo de energia elétrica e gerar mais qualidade de vida aos beneficiados da instituição.







  • Ocorre em TO, SE, RJ, MG, MT, SP e PR:

Padrão de entrada

Essa ação reforma ou regulariza o padrão de entrada de energia dos clientes por conta de danos causados ao padrão ou pelos mesmos estarem instalados internamente, quando deveriam estar instalados na área externa da unidade consumidora. Os eletricistas se dirigem às casas dos clientes mapeados na comunidade, executam o serviço, trocam lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de led e entregam material educativo.




​Compartilhe nas redes sociais
​​​​​​​​​